A Space X conseguiu mais uma conquista histórica na direção do turismo espacial: concluiu no sábado dia 18 de setembro 2021, a primeira viagem orbital totalmente civil do mundo, com 4 tripulantes: Jared Isaacman, Hayley Arceneaux, Chris Sembroski e Sian Proctor. 

Essa campanha foi oficialmente anunciada no dia 1º de fevereiro de 2021, mas suas propagandas só começaram a circular no dia 7 do mesmo mês.

Os anúncios iniciais passaram em um dos eventos mais assistidos do planeta, o SuperBowl, que é a grande final da NFL, o campeonato da Liga Nacional de Futebol Americano.

 Em outras palavras, um lançamento de marketing em grande estilo.

Figura 1: Chegada da Dragon com seus tripulantes no Oceano Atlântico

MOSTRANDO AS UNHAS

Já no mês de março de 2021, as seleções de tripulação foram anunciadas, começando logo em seguida o treinamento para a viagem épica. O lançamento aconteceu no dia 15 de setembro.¹

Embora o começo deste texto mencione uma conquista histórica, e apenas ela, da companhia Space X, essa viagem do dia 15 de setembro veio para inaugurar várias outras proezas. De acordo com o site oficial da Inspiration 4,¹ entre elas estão:

· A Primeira piloto negra de uma espaçonave, a Dra Sian Proctor;

· A mais jovem americana no espaço, Hayley Arceneaux;

· Primeira pessoa a voar para o espaço com uma prótese, também a Hayley Arceneaux, que sofrera com um câncer nos ossos a partir dos 10 anos de idade;

· Primeiro vôo livre de uma espaçonave Dragon em uma missão espacial humana;

· Primeira descida de uma tripulação da Espaçonave Dragon no Oceano Atlântico.

Um recorde que não está nos bullet points acima e que se refere à distância com que a espaçonave Dragon chegou, diz respeito a uma comparação direta com o Telescópio Espacial Hubble (HST).

A Dragon, que considerando o acoplamento da capsula com o tronco, chega a ter 8,1m de altura e o diâmetro em sua largura máxima de 4m, já tem certa “experiência” com viagens espaciais.

Até então, aconteceram 29 viagens ao todo e em 25 delas o destino foi a Estação Espacial Internacional (ISS), que fica a aproximadamente 420km de altitude.

E a gente pode começar a comparar o recorde estratosférico da Dragon por aqui.

Como você acabou de ver, a ISS orbita o planeta Terra numa altitude de aproximadamente 420km, mas o recorde de voo espacial humano estava com as missões do Hubble, que está numa órbita de cerca de 540km de altitude, 120km mais distante que a ISS.

Já a Dragon alcançou os incríveis 575km de altitude, 35km de altitude a mais que o recorde do HST, algo realmente grandioso.

Figura 2 – Da direita para a esquerda: Chris Sembroski, Sian Proctor, Jared Isaacman e Hayley Arceneaux

ENTENDA ESSA HISTÓRIA

A aplicação de tantos recursos assim para uma missão, testes exaustivos para a nave e para a tripulação, o tempo gasto do começo ao final da campanha, estudos de meteorologia, todo o investimento financeiro feito para tornar esse plane em realidade e tantos outros que se pode mencionar, tem uma razão:

“(…)ambiciosa meta de arrecadação de fundos de Jared [um dos tripulantes] para dar esperança a todas as crianças com câncer e outras doenças fatais.”²

O St. Jude Children’s Research Hospital ou, por tradução livre, o Hospital São Judas de Pesquisa Infantil é um hospital que foi inaugurado no ano de 1962 na cidade de Memphis, no estado do Tennessee, nos Estados Unidos (EUA) com o objetivo de encontrar cura para crianças com doenças de alto índice de mortalidade infantil.

De acordo com o site oficial de arrecadação de donativos para a campanha, os tratamentos desenvolvidos no St. Jude contribuíram para que o percentual de crianças sobreviventes aos mais variados tipos de câncer infantil aumentasse de 20% para gloriosos mais de 80% nos EUA.³

E entre as crianças que passaram pelo St. Jude com surpreendentes histórias de superação está a tripulante Hayley Arceneaux.4

Figura 3 – Festa da “Químio Nunca Mais” da Hayley, em 2002 

Que revira volta fantástica essa que a vida deu!

Inclusive, vou deixar aqui pra você o link da página oficial do St. Jude Children’s ResearchHospital.5

TUDO ISSO É SÓ O COMEÇO

É evidente que, para além do objetivo primário mencionado no texto, essa viagem ao espaço confirma mais uma vez a capacidade de transporte que a Space X conseguiu com o tempo.

O foco da Space X é realmente o turismo espacial, mas há também alguns desejos que por enquanto são periféricos e que podem ganhar importância e relevância daqui pra frente.

Mas isso já é papo para uma outra ocasião.

REFERÊNCIAS

1. 4, I. Inspiration 4/mission. Disponível em: <https://inspiration4.com/mission>. Acesso em: 19 set. 2021.

2. SPACE X. Space X/Launches. Disponível em: <https://www.spacex.com/launches/>. Acesso em: 19 set. 2021.

3. 4, I. Inspiration4/donate. Disponível em: <https://inspiration4.com/donate>. Acesso em: 19 set. 2021.

4. CHARLIER, T. Hayley Arceneaux: Mission of a Lifetime. Disponível em: <https://www.stjude.org/inspire/series/storied-lives/st-jude-cancer-survivor-hayley-arceneaux-hope-inspiration4-worlds-first-all-civilian-space-flight.html>. Acesso em: 19 set. 2021.

5. HOSPITAL, S. J. C. R. St Jude Children’s Research Hospital/inspiration4. Disponível em: <https://www.stjude.org/get-involved/other-ways/inspiration4.html>. Acesso em: 19 set. 2021.

Figuras

Figura 1. 4, I. KENNEDY SPACE CENTER, FL, September 18, 2021. Disponível em: <https://inspiration4.com/press/kennedy-space-center-fl-september-18-2021–after>. Acesso em: 19 set. 2021. 

Figura 2. 4, I. Tripulação Inspiration 4. Disponível em:<https://inspiration4.com/press/inspiration4-crew-will-conduct-health-research-to-further>. Acesso em: 19 set. 2021. 

Figura 3. HOSPITAL, S. J. C. R. Hayley’s No More Chimo Party, 2002. Disponível em: <https://www.stjude.org/inspire/series/storied-lives/st-jude-cancer-survivor-hayley-arceneaux-hope-inspiration4-worlds-first-all-civilian-space-flight.html>. Acesso em: 19 set. 2021. 


1 comentário

ATINGIMOS UM ASTEROIDE! MISSÃO DART - NASA - · Novembro 15, 2022 às 9:48 pm

[…] Fiz um texto sobre turismo espacial, se quiser pode ler clicando aqui: “Turismo Espacial é uma Realidade”. […]

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *