Você sabe se todos os exoplanetas são iguais?

Se você leu o artigo Exoplanetas – Do Passado Ao Presente, sabe que há uma quantidade muito grande de exoplanetas descobertos e de tantos outros candidatos a se tornarem um destes.

Agora…

Como é que os astrônomos profissionais e amadores conseguem afirmar que ao redor de uma estrela existe um ou mais de um planeta?

Assim como existem várias maneiras de resolver um problema de somar ou de diminuir, existem também várias maneiras de descobrir um exoplaneta e existem características distintas entre eles.

Figura 1: Conceito artístico do sistema planetário entre a estrela AU Microscopii e o planeta AU Microscopii b.

UM PASSO DE CADA VEZ

A primeira coisa que eu quero destacar aqui é que para objetivos científicos, em geral os astrônomos não saem mais de suas casas para observar o céu com o telescópio, nem passam a noite inteira expostos a insetos ou ao orvalho.

Na maioria das vezes para este fim, a observação se dá remotamente, controlando telescópios à distância.

E o processamento de dados, chamado também de redução de dados, se faz com softwares que resolvem as informações armazenadas em CCD’s, que são sensores de captação de luz.

Embora eu não tenho dito muita coisa sobre observação remota e CCD’s, já deu pra notar que as análises astronômicas de alta precisão exigem também instrumentação e técnicas mais aprimorados para solução de alguns problemas.

E um destes problemas é justamente encontrar planetas fora do sistema solar.

GRANDES E PEQUENOS

Mesmo que você não tenha um hábito de observar o céu noturno, provavelmente já notou que não vemos muitas coisas das estrelas, a olho nu, a não ser os pontos luminoso no céu.

Se você já observou com um pouco mais de cuidado, deve ter visto que as estrelas podem ter coloração e brilho diferentes umas das outras.

Caso ainda não percebeu, te desafio a fazer um teste: tente notar as diferenças de cor e brilho das estrelas no céu.

Agora, antes de dar o próximo passo, pense um pouco comigo: Se já é difícil notar características simples das estrelas, imagina quão árdua pode ser a busca por exoplanetas!

Fazendo uma comparação rápida entre o Sol e a Terra, a nossa estrela de aproximadamente 4,5 bilhões de anos pode comportar nele mais de 1.300.000 de planetas Terra.¹

Fazendo uma outra comparação, no Sol cabem mais de 984 Júpiteres.

Resumindo, procurar um exoplaneta é complicado pra caramba! – É preciso deixar isso muito claro.

TEM PRA TODOS OS GOSTOS

Assim como no sistema solar, onde nós separamos planetas pela sua composição e os chamamos de terrestres e gasosos, ou considerando a posição deles em relação ao planeta Terra, tendo eles órbitas internas ou externas à nossa, também existem categorias para os exoplanetas que encontramos.²

Aqui estão algumas das várias categorias dadas a eles:

Gigantes Gasosos: Planetas semelhantes a Júpiter e Saturno;

Netunianos: São os que se assemelham a Netuno e a Urano;

Terrestres: Planetas rochosos, de tamanho similares ao tamanho de Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. São também ricos em metais;

Mencionei apenas 3, mas existem mais categorias e subcategorias.

TÁ CANSADO DA VIAGEM?

Olha, conversar sobre exoplanetas é muito bacana e eu fico muito feliz compartilhando tudo isso com você porque estamos presenciando os primeiros passos de uma jornada que está apenas começando.

Cada exoplaneta descoberto me faz pensar sobre quão vasto o universo é, quão pequenos nós somos e até onde iremos construir e avançar com a evolução da tecnologia dos nossos tempos.

Penso também que cada exoplaneta que está na chamada zona habitável de uma estrela ascende a chama da possibilidade de vida em outro planeta.

Eu estou doido pra saber se um dia encontraremos vida fora da Terra. Você também está?

E se caso haja interesse em entender um pouco mais sobre o universo, recomendo o meu treinamento de astronomia básica Descobrindo o Cosmos.

REFERÊNCIAS

1.     NASA. SUN / BY THE NUMBERS. Disponível em: <https://solarsystem.nasa.gov/solar-system/sun/by-the-numbers/>. Acesso em: 12 out. 2021. 

 2.   NASA. Kepler All Discoveries / Exoplanets NASA. Disponível em: <https://exoplanets.nasa.gov/eyes-on-exoplanets/#/filter/KeplerAllDiscoveries/>. Acesso em: 14 out. 2021. 

FIGURA

1. NASA. Planeta AU MIC b. Disponível em: <https://exoplanets.nasa.gov/eyes-on-exoplanets/#/planet/AU_Mic_b/>. Acesso em: 14 out. 2021. 

Categorias: Exoplanetas

2 comentários

Débora Alves · Agosto 3, 2023 às 1:52 pm

Publicação interessante! Não me canso de aprender as maravilhas deste nosso Universo! Obrigado por compartilhar o seu conhecimento conosco!

COMO ENCONTRAR UM EXOPLANETA - Segundo de Arco · Junho 28, 2022 às 4:52 pm

[…] Inclusive, se você veio direto do Instagram eu recomendo que você, depois de terminar este texto, leia também Exoplanetas: do Passado ao Presente e Os Exoplanetas São Todos Iguais?  […]

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *